domingo, 26 de maio de 2019

11/03/2019 às 21h19

Rodrigo Mario

Valança / BA

OAB lanca nota de repudio contra o presidente Bolsonaro
O AB lanca nota de repudio
OAB lanca nota  de repudio contra  o presidente   Bolsonaro

Bolsonaro tenta desqualificar o trabalho jornalístico; entidades repudiam

Os constantes ataques de Jair Bolsonaro a jornalistas e veículos de comunicação foram mais uma vez repudiados por entidades de classe. Nesta segunda-feira (11/03), o presidente da República endossou, através das redes sociais, uma tese levantada por um site de extrema direita, que falsamente atribuiu à jornalista do Estadão, Constança Rezende, a declaração de que teria “intenção” de “arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”.

A frase teria sido dita, segundo “denúncia” de um jornalista francês, em uma conversa gravada em que a repórter fala da cobertura jornalística das movimentações suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-motorista de Flávio.

A gravação do diálogo, porém, mostra que Constança em nenhum momento fala em “intenção” de arruinar o governo ou o presidente. A conversa, em inglês, tem frases truncadas e com pausas. Só trechos selecionados foram divulgados. Em um deles, a repórter avalia que “o caso pode comprometer” e “está arruinando Bolsonaro”, mas não relaciona seu trabalho a nenhuma intenção nesse sentido.

Confira nota das entidades

A propósito do episódio relacionado à repórter Constança Rezende, do jornal O Estado de S.Paulo, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lamentam que o presidente da República reproduza pelas redes sociais informações deturpadas e deliberadamente distorcidas com o sentido de intimidar a jornalista e a liberdade de expressão.

Os ataques à repórter têm o objetivo de desqualificar o trabalho jornalístico, fundamental para os cidadãos e a própria democracia.

ABERT, ANER e ANJ assinalam que a tentativa de produzir na imprensa a imagem de inimiga ignora o papel do jornalismo independente de acompanhar e fiscalizar os atos das autoridades públicas.

Brasília, 11 de março de 2019.
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Associação Nacional de Editores de Revistas
Associação Nacional de Jornais

Relacionados

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.