Sexta, 23 de agosto de 2019
75 8846-8150
Política

04/05/2019 às 15h54

128

Rodrigo Mario

Valança / BA

Bahia poderá receber crédito concedido pelo governo federal
Bahia poderá receber crédito concedido pelo governo federal
Bahia poderá receber crédito concedido pelo governo federal

Bahia poderá receber crédito concedido pelo governo federal


Plano estabelece que os governadores precisarão cumprir as medidas para ter direito à garantia da União na contratação dos empréstimos


Redação





Foto: Luiz Felipe Fernandez/bahia.ba


 


O governo federal vai disponibilizar até R$ 40 bilhões em quatro anos para os estados com problemas de caixa. O programa tem como foco as unidades do País que têm nota C no ranking do Tesouro, que mede o nível de bons pagadores.


Formalmente chamado de Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), o projeto não vai transferir diretamente recursos aos estados, mas dará sinal verde para que eles possam captar no mercado em condições mais favoráveis, porque os financiamentos terão a garantia do Tesouro. Em caso de calote, a União vai honrar a dívida.
Segundo o jornal o Estado de S. Paulo, com esse crédito, governadores com dívida baixa, mas com excesso de despesas, vão ter alívio financeiro para pagar funcionários e fornecedores.


Pelas regras atuais, os estados com nota C não podem receber garantia do Tesouro em empréstimos bancários e de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.


O novo plano estabelece que os governadores precisarão cumprir as medidas para ter direito à garantia da União na contratação dos empréstimos.




O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Big Brother Brasil

Big Brother Brasil

Blog/coluna Tudo sobre a casa mais vigiada do Brasil em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Contador de visitas