domingo, 26 de janeiro de 2020
75 8846-8150
Política

03/01/2020 às 21h38

33

Rodrigo Mario

Valança / BA

Bolsonaro atacou 116 vezes a imprensa em seu primeiro ano de mandato, aponta Fenaj
Bolsonaro atacou 116 vezes a imprensa em seu primeiro ano de mandato, aponta Fenaj
Bolsonaro atacou 116 vezes a imprensa em seu primeiro ano de mandato, aponta Fenaj

Bolsonaro atacou 116 vezes a imprensa em seu primeiro ano de mandato, aponta Fenaj


Foram 11 ataques a jornalistas, e 105 tentativas de descredibilização da imprensa; número equivale a quase dez ataques por mês


André Carvalho




Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook


 


O presidente Jair Bolsonaro realizou 116 ataques a jornalistas ou veículos de comunicação em 2019, de acordo com levantamento da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Foram 11 ataques a jornalistas, e 105 tentativas de descredibilização da imprensa – o número equivale a quase dez ataques por mês.


O monitoramento realizado pela Fenaj inclui apenas os pronunciamentos registrados por escrito nos meios oficiais do presidente, que são seu perfil oficial no Twitter e as entrevistas e discursos transcritos no site do Palácio do Planalto. Assim, o número real de ataques à imprensa é ainda maior que o estimado pela Fenaj.


No dia 20 de dezembro, por exemplo, Bolsonaro desferiu violentos ataques a jornalistas em entrevista realizada na portaria do Palácio da Alvorada, mas as agressões verbais não foram incluídas no levantamento por não terem sido transcritas no portal da Presidência da República.


“Você tem uma cara de homossexual terrível, mas nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual”, declarou na ocasião, sendo aplaudido por apoiadores. Depois, ao ser questionado se havia guardado o comprovante de um empréstimo feito a Fabricio Queiroz, respondeu: “Pergunta para tua mãe o comprovante que ela deu pro teu pai, tá certo?”.


Naquele dia, a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, em nota, condenaram os ataques e pediram que as redações reavaliassem a decisão de deslocar repórteres para a cobertura na entrada e na saída do Palácio da Alvorada, onde os jornalistas dividem espaço com apoiadores do presidente.


“A estrutura no local é precária e as ameaças de apoiadores do presidente aos profissionais de imprensa são constantes. Não existe segurança para os jornalistas no local”, dizia a nota.


No comunicado emitido na quinta (2), que trouxe a compilação dos dados referentes aos ataques de Bolsonaro à imprensa em 2019, Maria José Braga, presidente da Fenaj, afirma que “quando um chefe de Estado ataca sistematicamente profissionais e veículos de imprensa, incentiva que seus apoiadores façam o mesmo, inclusive com intimidação, ameaças e até agressões”.


Dentre os tentativas de descredibilização da imprensa, foram constantes os ataques à Folha de S.Paulo e aos veículos do Grupo Globo, classificando notícias negativas a ele e a seu governo como “fake news” – Bolsonaro chegou a afirmar que poderia não renovar a concessão da TV Globo.


Em diversas declarações, se disse “perseguido”, “massacrado”, “criticado” e “esculachado” pela mídia. Ele também chamou os profissionais de imprensa, repetidamente, de “militantes” e “esquerdistas”.









Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro







 

Quando não há problemas no governo, a maior parte da mídia inventa alguma para ter o que falar e manipular. Informe-se sempre buscando uma mídia alternativa, pois infelizmente muitas das habituais não querem o melhor para o Brasil, somente para si mesmas!










FONTE: bahia noticia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Big Brother Brasil

Big Brother Brasil

Blog/coluna Tudo sobre a casa mais vigiada do Brasil em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Contador de visitas