domingo, 26 de janeiro de 2020
75 8846-8150
Polícia

09/12/2019 às 22h57

82

Rodrigo Mario

Valança / BA

STF autoriza transferência de Geddel Vieira Lima para Salvador
STF autoriza transferência de Geddel Vieira Lima para Salvador
STF autoriza transferência de Geddel Vieira Lima para Salvador

STF autoriza transferência de Geddel Vieira Lima para Salvador


Ex-ministro está prego em Brasília desde 2017 por lavagem de dinheiro e associação criminosa; pedido de transferência foi feito em junho deste ano


Redação




Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.


 


O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) deverá ser transferido de um presídio em Brasília para Salvador nos próximos dias. A determinação foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, concedida na última sexta-feira (6).


A decisão de Fachin atendeu a um pedido de defesa de Geddel, que está desde 2017 preso no Complexo Penitenciário da Papuda. Agora, ele passará a cumprir pena no Centro de Observação Penal (CO), na capital baiana. O pedido de transferência foi feito pela defesa em junho, sob argumento de maior proximidade com a família.


Ministro nos governos de Lula e Temer e ex-vice-presidente da Caixa Econôimica Federal, o emedebista foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro e caixas em um apartamento em Salvador.


Ao autorizar a transferência, Fachin esclareceu que Geddel responde a mais cinco processos em Brasília, mas não é alvo de outro mandado de prisão em aberto. O ministro destacou ainda que Geddel trabalha voluntariamente na prisão desde abril deste ano e faz cursos à distância, além de ler no presídio.


O ministro do STF determinou ainda que a 2ª Vara Federal da Bahia acompanhe o cumprimento da pena, mas deverá consultar a corte sobre indulto, anistia, liberdade condicional ou qualquer mudança do regime da pena.


Geddel Vieira Lima terá direito à progressão de regime após 29 meses de prisão, ou seja, em meados de março de 2020.





PUBLICIDADE


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Big Brother Brasil

Big Brother Brasil

Blog/coluna Tudo sobre a casa mais vigiada do Brasil em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Contador de visitas